Hub Nacional para a Saúde do Cérebro

Branding

A AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) lançou-nos o desafio de criar a marca para uma nova entidade de importância estratégica nacional: o Hub Nacional para a Saúde do Cérebro (HNSC). A GRINGO – Uncomfortable Creativity foi assim a agência responsável pelo desenvolvimento do conceito da marca e a sua identidade visual.

Desafio

Numa altura em que a saúde do cérebro é uma prioridade europeia, este Hub nasce com a missão de reunir, organizar e dinamizar a comunidade de Investigação e Inovação em Portugal, conectando academia, indústria, saúde e sociedade para gerar impacto real. O maior desafio para o HNSC era cultural: como fomentar a colaboração num setor onde a indústria e outros stakeholders estão habituados a trabalhar de forma isolada? A marca precisava de ser uma ponte, inspirando confiança e quebrando barreiras entre áreas que normalmente não se cruzam; tinha de comunicar a ideia de “hub” de forma inovadora, clean e minimalista, evitando a todo o custo os clichés visuais da área da saúde, como peças de puzzle ou ilustrações literais do cérebro.


A Nossa Abordagem

Posicionámos o HNSC não como uma instituição, mas como um “catalisador de inovação e colaboração”. A personalidade da marca foi definida como Inovadora, Colaborativa, Confiável e Inspiradora, com uma voz clara, acessível e motivadora. O mote inicial do cliente, “Agregar Esforços para Gerar Impacto” , foi refinado e transformado na assinatura de marca final, que encapsula de forma objetiva e clara a sua missão: “Agregar esforços, criar impacto.”.


Identidade Visual

A identidade visual foi concebida para traduzir o conceito de um coletivo dinâmico e de um ecossistema intelectual em constante evolução.

Criámos um símbolo que, sem ser literal, remete para a forma de um cérebro, representando a inteligência coletiva. A sua composição visual, formada por vários círculos não fechados, transmite a ideia de movimento contínuo, adaptabilidade, conexão e receptividade a novas ideias.

 

A cor predominante é o laranja, escolhida pela sua forte associação com energia, entusiasmo, criatividade e otimismo. Esta cor transmite também uma sensação de acolhimento e dinamismo, essencial para um ambiente que se quer moderno e colaborativo.

A fonte principal escolhida foi a Figtree, uma tipografia moderna e versátil que, com a sua vasta família de pesos, permite criar uma hierarquia visual clara e clean, alinhada com a personalidade inovadora da marca.

Gostou desta marca?

Desafie a GRINGO a questionar a sua marca e sinta o desconforto.