Bouba

Naming, Branding e Rótulos

A Sontu, uma empresa de importação e exportação de produtos alimentares, procurou-nos para criar uma nova marca própria. Esta nova marca precisava de uma identidade forte para se destacar no mercado nacional e internacional. A GRINGO – Uncomfortable Creativity foi responsável pelo naming e branding.

Desafio

O desafio era triplo. Primeiro, tínhamos de criar uma marca que se destacasse num mercado de produtos étnicos altamente competitivo e movido por fortes laços emocionais. Segundo, a identidade tinha de ser de compreensão imediata para o seu público-alvo principal — mães de família e mulheres das comunidades angolana e guineense, algumas com baixa literacia, que valorizam o reconhecimento visual rápido no momento da compra. Por fim, o naming e o branding tinham de ser flexíveis o suficiente para, no futuro, abarcar novos produtos para diferentes comunidades.


A Nossa Abordagem

Para um desafio tão ligado à identidade e à emoção, a resposta estava na simplicidade e no conforto.

Naming: “Bouba”, um nome foneticamente simples, fácil de memorizar e sem significado prévio. A sua sonoridade evoca uma sensação de conforto, de coisas “fofas” e familiares, criando uma base emocional positiva e universal.

Storytelling: Focámo-nos na ideia de que a comida é cultura, pertença e a cura para as saudades de casa. Transformámos esta verdade na assinatura da marca, uma promessa que conecta o novo nome à sua essência emocional: “Sabe a Bouba, sabe a casa”.


Identidade Visual

A identidade visual foi desenhada para ser familiar, quente e cheia de sabor.

Desenhámos um logótipo com uma fonte caligráfica e curvilínea que apela ao conforto da comida caseira, com um toque retro modernizado. O contorno branco reforça essa nostalgia, porque, como todos sabemos, “antigamente é que se cozinhava bem!”

O vermelho tornou-se a cor central da marca. É a cor do amor com que a comida é feita, mas também de inúmeros ingredientes que compõem os pratos mais acarinhados, criando uma associação imediata e poderosa.

Para criar um sistema visual rico e flexível, inspirámo-nos na criatividade das pinturas faciais tribais e tradicionais. Estes padrões geométricos evocam o dinamismo e a tradição da cozinha, permitindo criar diferenciação visual para cada produto e comunidade (Angola e Guiné) de forma autêntica e respeitosa.

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